terça-feira, 3 de agosto de 2010

NÃO É TARDE DEMAIS AINDA

Aiai, Tô ficando velha... quem é que depois dos 18 não começa a dizer essa frase anualmente? Se você tem "um pouco" ou muito mais de 18, você sabe do que eu tô falando. A verdade é que foi mesmo meu aniversário e confesso que já faz um tempinho que eu comecei a pensar que tô ficando velha, é estranho encontrar pessoas do seu tamanho que você já carregou no colo um dia... ou se emocionar ao ver um desenho da década de 80, ou saber o que significam certas expressões e objetos que os adolescentes e crianças de hoje em dia nem fazem idéia do que sejam. Mas como dizem é a vida, e é bonita... Mas a idade, o tempo e as vezes planos frustrados geram algumas crises, uma delas é sempre pensar: "e agora, já tô com tantos anos e ainda não cheguei nesse e nesse lugar, não alcancei isso e aquilo, não realizei esse e aquele plano de vida..." As vezes essas crises podem até fazer adoecer o coração e a mente, muita coisa tem por trás dessas cobranças, elas não vieram do nada, vivemos imersos numa cultura em que o que tem valor é só o novo, a juventude. A beleza depois de uma certa idade  não é vista mais como valorosa, algumas empresas não querem mais contratar após um limite de idade, enfim... é a cultura ocidental, com mais uma de suas ignorâncias... Afinal, não é com o tempo que aprendemos a viver? quanto mais os anos passos mais entendemos sobre a vida, mais belas nossas almas se tornam, pelo menos para aqueles que vêem a vida como uma busca por evolução interior. A naturalidade dos cabelos brancos e das rugas está sendo trocada por cirurgias que escondem a beleza da velhice... Vejo jovens que não respeitam velhos, não entendem a riqueza que se esconde atrás das histórias dos cabelos brancos de um idoso, vejo homens que trocam suas esposas que foram suporte sem medida para uma vida inteira por meninas com a metade da sua idade como se isso fosse bonito, como se isso fosse normal, como se fosse bom ao ponto de o homem ou mulher que fazem isso serem vistos como grandes heróis... Acho que ser herói é outra coisa... mas nossa cultura e suas ignorâncias nunca param de falar alto motivando comportamentos estranhos pra não dizer bizarros. Valores como Verdade, Fidelidade, Lealdade, Bondade deveriamos aprender com nossos avós, com nossos pais, com famílias firmadas sobre eles. Mas nossa cultura traz muita confusão. Outro dia estava lendo um artigo que trazia a história de grandes empreendedores, cientistas, artistas que começaram suas carreiras bem depois da idade tida como ideal pela nossa sociedade. Me impressionou ler a história deles e também me alegrou ver que é natural que o tempo seja um combustível e não um peso para grandes realizações. Deixo para terminar um poema de uma dessas histórias inspiradoras, Cora Coralina, a poetisa que publicou seu primeiro livro aos 75 anos de idade... é parte viva da verdade que contradizendo os valores atuais diz que  NÃO É TARDE DEMAIS AINDA, nunca é. Os anos passarem não é coisa ruim... especialmente pra quem acredita que a vida verdadeira está mesmo fora desse plano. Um abraço, Sua Sempre.

Assim eu vejo a vida

A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver.

Cora Coralina

“Com os idosos está a sabedoria e na abundância de dias, o entendimento.” Jó 12:12

Um comentário:

  1. Ei Petinho,
    de fato só o nosso Deus tem o poder de determinar o fim. Enquanto respirarmos nossa esperança deve ser renovada todos os dias.
    Amei este texto e os outros que li, quase todos, me orgulho de você, filha amada, presente do meu Deus.
    Te amo
    Beijos

    ResponderExcluir