quarta-feira, 25 de agosto de 2010

SERÁ QUE ERA FELICIDADE?

Há essa característica de algumas pessoas que não sei se é cultural, genética ou mesmo inerente à espécie humana em geral, mas percebo que muitas vezes nós seres humanos tendemos ao conformismo. Nos conformamos com coisas e situações que não nos fazem bem, podem trazer um certo ganho, só que ao mesmo tempo trazem outros tantos prejuizos, mas nos apegamos aos ganhos e nos conformamos, afinal esses pequenos ganhos nos dão uma sensação de felicidade, mesmo que curta, em meio aos longos intervalos de angústia e tristeza. É o exemplo da mulher que é casada com um homem que a maltrata, a maior parte do tempo ela sofre porque nunca sabe quando ele vai chegar e agredi-la fisica ou verbalmente, mas em outros momentos ela se sente momentaneamente "feliz" porque pelo menos ela não está sozinha, ela tem alguém, ele põe comida dentro de casa, ele a abraça nos momentos em que ele precisa do corpo dela e mesmo que não seja o ideal, ela sente o calor humano por alguns momentos e sente-se "feliz". Ou outro exemplo parecido, da moça ou rapaz apaixonada (o) por um (a) ex. na sua mente parece que só os bons momentos ficam visíveis, ilusão de que se foi amado, quando na verdade se ela ou ele pararem pra pensar podem chegar a simples conclusão: se realmente tivessem sido amados, não estariam sozinhos agora, mas os detalhes que faziam mal ficam obscuros porque ela ou ele se apegam a sensação de felicidade que experimentaram em alguns momentos, e essa sensação que eles não estão sentindo agora, sozinhos, parece ser melhor, mesmo que estivessem ao lado de alguém que não os amava de verdade. As vezes achavamos que eramos felizes no passado, por estarmos passando por um tempo de deserto hoje, pensamos que era melhor antes, porque mesmo não sendo o ideal, sentimos falta da sensação de felicidade que vez por outra sentíamos em meio a angústia nos intervalos. Mas a pergunta que me faço é: SERÁ QUE ERA FELICIDADE? ou será que nos conformamos com nossas ilusões? Nunca foi fácil sairmos de uma zona de conforto... nunca foi fácil encarar as mudanças que a vida traz, (ou será Deus quem traz?) mas tenho sido levada a crer que as coisas acontecem por uma razão, que as mudanças chegam por um motivo, há um sginificado em tudo isso. Tenho mil críticas a teologia da prosperidade e da felicidade ser comprada a qualquer preço, mas conhecendo um pouco a Deus, através da Bíblia, sei que Ele só quer o nosso bem e que Ele se alegra em nos proporcionar felicidade. Então... talvez ao nos tirar de uma situação "meio" feliz, Ele esteja nos preparando pra experimentar algo muito melhor, uma felicidade verdadeira, real, sem ilusões. Talvez você ainda pense que era tão feliz antes, mas se você tiver um pouco de paciência e fé logo adiante, você vai chegar a essa conclusão... "é, eu não sabia o que era felicidade ainda".

"Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isso para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa." João 15:9-11 

PERMANECER, e permanecer nesse amor é o segredo da felicidade... Um abraço. Sua Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário