segunda-feira, 30 de agosto de 2010

JOGOS PSICOLÓGICOS X INTIMIDADE E AMOR

Diz a Profecia Bíblica que nos últimos tempos o amor de quase todos se esfriaria... não sei se estamos vivendo os últimos tempos, muitos acreditam que sim, mas a verdade é que estando ou não nos fins dos tempos, o amor tem se esfriado perceptivelmente nas relações humanas. Tendo em vista essa realidade, penso ser importante abordar os temas do título desse Post, Jogos Psicologicos e Intimidade que estão entre os fundamentos teóricos da Análise Transacional, abordagem da Psicologia que busca compreender a personalidade humana, sua construção e funcionamento. Não levando em conta para esse texto o aspecto espiritual, acredito que os Jogos psicológicos estão entre os principais inimigos à intimidade e  ao amor.
James; Jongeward afirmam que os jogos psicológicos são semelhantes a jogos como monopólio ou xadrez, que são jogados em reuniões sociais. Todos os jogos têm um começo, um certo número de regras e um modo de terminar. Os jogos psicológicos, entretanto, têm um propósito ulterior.
Em palavras simples, Jogos Psicológicos acontecem quando as pessoas escondem seus verdadeiros sentimentos e pensamentos, e para obterem algo desejado (geralmente uma carícia) usam de manipulação através de jogos de poder.  Carícia é a unidade de reconhecimento humano. "Carícias são estímulos sociais dirigidos de um ser vivo a outro, o qual, por sua vez, reconhece a existência daquele." (Kertész). Ou seja, carícias, podem ser traduzidas como a expressão prática do amor. Um olhar, um toque, um abraço, uma palavra de afirmação são exemplos de carícias e expressões de amor. O ser humano tem necessidade de carícias (amor) assim como tem necessidade de alimento. Sem amor verdadeiro, o desenvolvimento de um ser humano jamais acontecerá de forma saudável e natural. O benefício, o prêmio final, buscado em um Jogo Psicológico geralmente é a carícia. Os jogos psicológicos, entretanto, impedem as relações honestas, íntimas e abertas entre as pessoas que assumem o papel de jogadores, impendindo a troca natural de carícias (amor). Ainda assim são jogados porque preenchem o tempo, chamam a atenção, reforçam opiniões anteriores sobre as próprias pessoas e os outros, e preenchem um sentido de destino.
Todo jogo tem um primeiro movimento, alguns primeiros movimentos são silenciosos: um dar de ombros, um piscar de olhos, sacudir um dedo acusador, bater uma porta, deixar marcas de lama na casa, ler a correspondência dos outros, parecer infeliz, não falar, (isso te lembra algum momento de seus relacionamentos?). Os jogos tendem a ser repetitivos. As pessoas surpreendem-se falando as mesmas palavras da mesma maneira, mudando muitas vezes só o lugar e a ocasião. Sabe quando você sempre "briga" pela mesma coisa? provavelmente você está envolvido com essa outra pessoa num jogo psicológico, onde os sentimentos e pensamentos verdadeiros são subtituidos por jogos manipulativos. A questão aqui é que cada vez mais as pessoas tem vivido suas relações de forma não honesta e isso impede a existência de um dos elementos mais fundamentais ao amor: a intimidade. A intimidade envolve a auto-revelação, a qual leva ao vínculo, à afetuosidade e à confiança. Se uma pessoa gasta seu tempo em suas relações, tentando esconder quem realmente é e o que realmente sente e precisa, porque como acontece em muitos dos casos de jogos psicológicos, quer manter a "imagem" de prepotente, de "estar por cima", de não ser vulnerável, dificilmente, desenvolverá relações verdadeiras de amor. Não existe amor sem intimidade, não existe intimidade sem sinceridade e honestidade. Não existe intimidade se os Jogos Psicológicos ocuparem mais espaço que a verdade. As carícias foram feitas para serem trocadas naturalmente e não obtidas através de mecanismos patológicos como os Jogos Psicológicos. A verdade e a busca de relações o menos possível vividas através de jogos psicológicos realmente é o caminho para o amor. Por que afinal o que é mais importante na vida do que o amor? O Amor é a fórmula da felicidade e de uma vida plena, dada há mais de 2 mil anos, em trechos como este:

"E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?

E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás." Jesus Cristo em Lucas 10:26-28

Com Amor. Sua Sempre.

Referências

JAMES, Muriel. JONGEWARD, Dorothy. Nascido para vencer: Análise Transacional com Experiências Gestalt. São Paulo: Editora Brasiliense S.A., 1986.

KERTÈSZ, Roberto. Análise Transacional ao vivo. 3ª ed. São Paulo: Editora Summus, 1987. 167p.

2 comentários:

  1. - O que você passa a entender com estes "Jogos Psicológicos" seriam as formas de contato com alguém que considere atraente? um relacionamento? Tudo isto liga-se ao fato de você "dar dois passos e regredir um" sempre mantendo contato com a pessoa que deseja amar!? um caso especifico, conheci minha ex namorada, no ponto de ônibus, o contato principal que ela fez comigo, foi o do olhar, trocava-mos olhares no ponto de ônibus, então quando ela entrou no ônibus, era o mesmo que o meu. Logo quando passou pela catraca, observei o cartão de estudante, e fui logo puxar assunto com ela, partir daí gerei um "jogo psicológico" correto? Entretanto após 1 ano e 8 meses, nosso amor começou a se esfriar, fazíamos as mesmas coisas, sempre. Tentei mudar um pouco, mas a exigência dela era tremenda com relação a sempre fazer algo diferente, e quando dava uma ideia, discordava e não possuía uma para fazermos. Acredito que isto influenciou para o esfriamento (...) começou a conversar com um amigo de escola dela, e trocam mensagens, diz ela que o considera como um irmão, mas as mensagens são muito carinhosas, e lembra nós no começo da relação. Então fica a pergunta no ar ... - Há como fazer este relacionamento acender novamente? pois ainda quando se encontramos, nosso coração fala mais alto, porem quando ficamos longe um do outro. Pareço que nem existo. A razão dela meio que domina e a minha também. Só Jesus na causa, pois não tenho mais ideias de como traze-la pra mim novamente, ela cobra de mais. Alguma ideia?

    ResponderExcluir
  2. Vinícios na verdade quando falo de Jogos Psicológicos não estou me referindo especificamente ao jogo de conquista e paquera de uma relação. Como tentei esclarecer no texto, jogos psicológicos são atitudes, gestos, palavras que mascaram os sentimentos e pensamentos verdadeiros de uma pessoa. Geralmente as pessoas mascaram o que realmente pensam ou sentem para obter algo que desejam, sem ter que se expor, evitando assim se colocar numa posição vulnerável, o famoso "jogo de poder" das relações, em que quanto menos eu mostrar que me importo, mais tenho a falsa sensação de controle do relacionamento e de que corro menos o risco de me machucar, mas na verdade agindo dessa forma menos chance uma pessoa tem de ter verdadeira intimidade com a outra e dessa forma ter um relacionamento verdadeiro de amor. Com relação ao seu relacionamento é complicado dar conselhos com tao poucas informações, se você é cristão meu conselho é que procurem o Líder de vocês, pastor, ou líder de Jovens e converse sobre o que está angustiando você.

    ResponderExcluir