quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ORGULHO DE SER BRASILEIRO

"País Tropical, Abençoado por Deus e Bonito por natureza..." Já diz bem a canção sobre nosso País, seus encantos, bênçãos mil, a alegria e graça do Seu Povo, ser brasileiro é mesmo um privilégio. Resolvi escrever esse Post porque há tempos que vejo algo triste: falta "orgulho" ao nosso Povo, e nos últimos dias conversando com um gaúcho super gaúcho, que de tão gaúcho é alemão, que de tão alemão é gaúcho e se diz mais gaúcho que brasileiro, me deu uma ponta de tristeza em pensar na identidade oprimida do nosso povo. Opressão a ponto de ter brasileiros que não querem dizer que são brasileiros, aqui no Sul do País por exemplo com a colonização predominantemente européia tem muitos brasileiros que preferem se entitular italianos, alemães, poloneses, do que simplesmente ter a honra e alegria de dizer com orgulho que são brasileiros natos, nascidos e registrados nesse País belo nas suas cores e misturas. Um pouco mais ao norte, em Rondônia, minha irmã que esteve lá há poucos dias disse que tem pessoas que falam do Brasil como se ele fosse em outro lugar, você pergunta "onde está fulano" eles respondem "ah, ele foi lá no Brasil." como se o Brasil não fosse ali, como se eles não soubessem quem são. A colonização da maior parte do nosso País explica a identidade confusa e opressa de grande parte do nosso povo, explorados ao extremo desde o início, os nativos sendo obrigados a renunciar sua cultura e engolir crenças estranhas à sua realidade, as nativas com suas formas desnudas tão naturais nesse País Tropical que é delas, sendo exploradas e maltratadas, subjugadas ainda mais que os seus homens, as riquezas da Terra sendo roubadas pela ganância dos exploradores desse País.Quanta História está enterrada nessa Terra chamada Brasil, quanto sangue e dor nosso povo viveu nos seus mais de 500 anos de "Descobrimento". Aprendendo desde cedo a enganar com os enganadores, a explorar com os exploradores, que outra forma pra sobreviver no meio de tanta falta de afirmação de outros valores? Eu também não tenho orgulho da impunidade política, da corrupção deslavada daqueles que estão a frente do nosso Povo, que afinal são o Povo, mas quem foi tão roubado aprendeu também a roubar, quem foi tão explorado aprendeu a explorar, que cultura dolorida e triste cresceu com a História desses 500 e poucos anos. Você já parou pra ouvir as cantigas brasileiras populares infantis?  "A Barata diz que tem, uma cama com colchão, é mentira da Barata, ela dorme é no chão" "eu sou pobre, pobre, pobre, de marré, marré, marré, eu sou pobre, pobre, pobre de marré, desci" "o anel que tu me deste era vidro e se quebrou, o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou". Desde as canções infantis do folclore brasileiro se vê incutida na cultura o peso da nossa História e seus valores errados. Tudo bem, um erro não justifica outros, mas uma História de vida explica e explica muito uma Identidade. MAS no meio de tudo isso, eu vejo um Povo guerreiro que sobreviveu e sobrevive as suas guerras com alegria e criatividade, com suas danças e culturas diversas, com seu português de nordestino à gaúcho, nosso povo não é povo só do Carnaval e futebol, NÃO MESMO!! é povo da luta, da solidariedade, do abraço, do beijo, povo do calor. Em que lugar do mundo você encontra um sorriso e um abraço aonde quer que você vá? em que lugar você come as comidas mais saborosas do Mundo, em que lugar você encontra as mulheres mais belas e o povo mais simpático? O Brasil dos grandes nomes no esporte, o País que se tornou Potência Mundial mesmo com tanta gente lutando há tanto tempo e ainda. Isso Não é pra qualquer um... Falta exaltação a esse País, Não Adoração, mas exaltar, alegria de pertencer, afinal tomar posse de quem se é, das riquezas de ser quem é faz bem pro coração. Eu? Eu tenho orgulho de ser Brasileira até o fim. Pra terminar deixo uma música do cantor e compositor João Alexandre, cantando a beleza do nosso País. Sua Sempre.

Eu não tenho vergonha de ser brasileiro, não
Sou mistura de negro, europeu e tupi guarani
Todo mundo já sabe meu nome é João, sou cristão.
Deus me deu minha voz pra quem quiser ouvir.

Eu não tenho vergonha de ser brasileiro não
Sou profeta do samba do frevo e do maracatu
Todo mundo já sabe as cores do meu coração.
Ele é verde, amarelo, branco e azul.

Imagine só: ver um cavaquinho nas mãos do rei Davi
Imagine só: S. Pedro pescando na praia de Itapuã
Imagine só: um frevo rasgado dos filhos de Levi
Imagine só: o apóstolo Paulo no Maracanã, já pensou...

Imagine só: Maria fazendo uma feijoada
Imagine só: Isaias pregando na Rocinha
Imagine só: Miriã dançando uma timbalada
Imagine só: Esaú se vendendo ao jabá com farinha...

Eu não tenho vergonha de ser brasileiro, não
Sou mistura de negro, europeu e tupi guarani
Todo mundo já sabe meu nome é João, sou cristão.
Deus me deu minha voz pra quem quiser ouvir.

Eu não tenho vergonha de ser brasileiro, não
Quero mais florescer no lugar onde Deus me plantou
tô aqui pra cantar minha história, meu povo, meu chão.
Esse Brasil brasileiro que Ele tanto amou

Imagine só: os salmos em moda de viola
Imagine só: os profetas virando repentistas
Imagine só: O Mestre e os doze batendo uma bola
Imagine só: a visão de Jacó pela voz de um sambista a cantar

Imagine só: os anjos tocando seus tamborins
Imagine só: cuicas nos braços dos serafins
Imagine só: pandeiros soando ao invés dos clarins
Imagine só: um céu brasileiro bem tupiniquim

EU NÃO TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO NÃO,
É ISSO AÍ EU NÃO TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO...

2 comentários:

  1. Muito bom seu blog, tive o privilégio de ler todos os seus posts. Gostaria de saber se posso pegar alguns dos seus "pensamentos" e fazer uma comunidade no orkut ?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Muito obrigada viu!! Com relação a comunidade no orkut, só gostaria de saber qual a temática primeiro. Beijos

    ResponderExcluir