segunda-feira, 30 de agosto de 2010

PRA QUEM QUER ESTAR PERTO DE DEUS: SIMPLICIDADE

Nove horas da noite, chega minha irmã mais nova da academia e me faz um convite: ir até a esquina levar um chocolate e misto quente e um cobertor pra um senhor que ela já vê há dois dias dormindo num banco... A primeira reação do meu coração embrutecido é não querer ir... mas sento na frente da TV e fico pensando: "o que eu tenho de mais importante a fazer do que isso? Nada..." Vou levando o cobertor e ela o chocolate e sanduiche, nos aproximamos meio devagar por não saber se ele está embriagado ou se vai ser agressivo... Ele levanta a cabeça timidamente pede mil desculpas, agradece a comida e o cobertor, disse que tinha brigado com a esposa e ia dormir ali... Durou uns 4 minutos nosso contato com ele nos despedimos e voltamos pra casa. Como 4 minutos fazem você ir do Oiapoque ao Schuí dos seus pensamentos? Não sei... mas isso acontece. Olhando aquele senhor ali sentado, foi uma coisa estranha, ele não tinha nada, nem onde recostar a cabeça, mas eu só ficava pensando porque eu me sentia mais perto de Deus naquele momento, indo ali levar um cobertor para alguém numa situação de aparente miséria. Definitivamente não devo ter sentido Deus mais perto de mim porque eu sou caridosa e bondosa porque a princípio eu nem tive vontade de ir ali. Então porque Deus as vezes parece estar mais perto junto a lugares e pessoas que parecem não ter ou não ser nada? Diz o Poeta e cantor cristão que a sabedoria mora com gente humilde. Talvez quanto menos se tem, menos obstáculos se interpõem entre nós e Deus. Tenho a impressão de que "coisas" tantas coisas atrás das quais corremos nessa vida, muitas vezes acabam virando tijolos que vão assentando e construindo uma parede entre nós e o Criador do Universo. Sei lá, eu gostei de me sentir perto de Deus, olhando o sorriso amarelo e roupas lameadas do senhor da esquina. NÃO, não é na miséria que Deus quer ver uma criatura sua, mas como disse Davi, Isaías, e outros "famosos" da Bíblia que Deus habita junto com o contrito e com o humilde, que Ele está com aquele que não parece ser nada, mas que afinal tem o valor muito mais imensurável do a mais cara e fina jóia. Acho que Deus habita mesmo é na simplicidade e simplicidade não se compra é um princípio que se contrói com uma percepção correta da realidade entendendo-se o que realmente tem valor nessa vida. Um Abraço. Sua Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário