terça-feira, 27 de julho de 2010

O QUE IMPORTA?

Quando eu era menina (em Belo Horizonte ao invés de Barbacena)  o pastor da Igreja em que eu cresci falou em um dos seus sermões uma frase que eu nunca me esqueci: "A Preocupação é inútil" não lembro o texto que ele usou, nem mesmo o que ele falou além disso, mas sei que durante muito tempo e até hoje eu sempre encontrava algum consolo lembrando dessa frase. Se pensarmos sobre a utilidade das preocupações e ansiedades, racionalmente de fato não encontramos nenhum fim nelas, nenhuma finalidade ou motivo que as torne necessárias... afinal, preocupar não muda fatos e questões objetos da preocupação. Entretanto, o natural, especialmente nos tempos que vivemos é que elas sejam parte constante dos nossos dias e noites. Quem não perdeu um sono pensando em uma dívida à pagar, um problema à ser resolvido com urgência no trabalho, questões familiares sem tempo para serem resolvidas? Enfim... Cobranças em todo o lugar, em todas as áreas tiram a nossa tranquilidade e nosso sono... nunca se vendeu tantos calmantes, psicotrópicos como na atualidade. Aliás, nesse setor farmacêutico está uma das indústrias que mais lucram nesses tempos pós modernos. Remédios para acalmar ansiedades, disfarçar preocupações e dores emocionais que não tem espaço para ser tratadas com tempo como deveriam, porque quem é que tem tempo a perder com isso? E uma verdadeira Bola de Neve vai se formando... As preocupações e cuidados cada vez maiores geram a falta de tempo, em seguida as preocupações e ansiedades acrescidas da falta de tempo  geram conflitos interpessoais, familiares, que por sua vez geram mais preocupações e ansiedades e dores que não serão tratadas porque não se tem tempo pra isso. Falando assim parece que algo vai explodir a qualquer momento não é? Talvez exploda mesmo. E eu fico aqui, lembrando da frase do meu Pastor na pequena Igreja que eu cresci dizendo, vocês precisam entender que  "a preocupação é inútil..." Ouço também a voz do rei, aquele sábio Rei, dizendo no fim tudo é vaidade e correr atrás do vento... Afinal de contas o que importa? o que importa na vida? O que é viver? Porque pensar em gastar a vida correndo atrás do vento soa até por demais ridículo, mas será que no fim das contas não é o que mais temos feito? correndo tanto... e nem mesmo lembramos pra quê... o que vamos ver quando olharmos pra trás daqui a alguns anos? espero que não seja uma imagem boba de nós mesmos tentando pegar o vento com as mãos, mas imagens de uma família construida com amor, de amizades firmadas com verdade, de alegrias vividas com intensidade e de paz, muita paz encontrada na simplicidade, pra mim pelo menos isso é o que realmente importa. Então esse é o meu desejo sincero pra você e pra mim. Sua Sempre.

4 comentários:

  1. Quel,
    Senti uma enorme alegria ao descobrir a publicação desse seu espaço. Fico feliz e muito emocionada pelos feitos de Deus na sua vida. Seus textos estão lindissimos! Obrigada por compartilhá-los conosco!
    Um Bjo no coração.
    Qmily!

    ResponderExcluir
  2. Qmily, uma das coisas que eu constatei nesses últimos tempos: Amigos de verdade ainda se contam nos dedos. Obrigada por tudo! beijos... Amo você.

    ResponderExcluir
  3. Raquel,

    Parabéns pelo texto. Simplesmente mostra a maturidade e amor que você tem por viver.

    Abraços,
    Welton :)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Welton, espero merecer as palavras. :) Beijos

    ResponderExcluir