terça-feira, 20 de julho de 2010

QUEM SABE É POR CAUSA DAS PEDRAS...

Estava meditando esses dias sobre a realidade de Deus. Eu não sei você, mas alguns momentos em minha vida cheguei a cogitar a idéia de que talvez Deus não fosse real, talvez Ele fosse só mesmo uma bela idéia. Afinal como acreditar que Deus é real quando o sofrimento e a dor chegam inesperadamente tirando seu chão e revirando seu mundo? Manter a fé quando nosso mundo vira de cabeça pra baixo não é uma tarefa fácil. A primeira e mais natural pergunta que surge nesses momentos é geralmente essa: PORQUE? Porque isso aconteceu comigo? Se Deus existe porque Ele permitiu que eu sofresse tanto e se sofra tanto nesse mundo? Sei lá se eu ou alguém sabe responder muito convincentemente essas perguntas, mas uma história bíblica tem me consolado nos últimos dias. Quando Josué assumiu a liderança do povo de Israel para leva-los a terra prometida, já de início deu de cara com o seu primeiro desafio: O Rio Jordão. Outra vez a pergunta: Porque? Porque a terra prometida tinha que ficar justamente do outro lado de um rio? Porque não podia ser mais fácil? A resposta talvez esteja no título: QUEM SABE É POR CAUSA DAS PEDRAS... Assim que o povo pisou no Jordão, seguindo a Arca da Aliança, o rio se abriu e o povo passou a pés enxutos até a outra margem. Depois disso Deus como "último romântico" (ou será o "primeiro romântico", como disse um amigo meu) que é, ordenou ao povo que eles pegassem 12 pedras daquele rio e guardassem como um memorial do que acabara de acontecer, (como naquelas histórias românticas em que um menino pega uma pedrinha pra lembrar de um primeiro beijo dado num lugar no fim da tarde) e toda vez que eles olhassem para aquelas pedras eles se lembrariam como Deus os fez atravessar aquele rio. Geralmente esses momentos fazem parte, onde um rio, uma situação humanamente imposível de se atravessar se coloca a nossa frente, mas com a história de Josué, podemos aprender sobre as pedras que você pode guardar no final, num momento mais a frente, pra você ou pra alguém que esteja passando por uma situação parecida, você pode tirar suas pedras do bolso e lembrar: "é, uma vez eu tive que atravessar uma correnteza forte, quando olhei a minha frente, achei que não ia conseguir, mas essa pedra me lembra que Deus se mostrou real na minha vida, pois de uma forma que nem eu mesmo entendo eu cheguei do outro lado, são e salvo. Então, as vezes... pode ser por causa das pedras... Um Abraço, Sua Sempre. (texto dedicado às meninas do Discipulado Luterana) :)

Das Pedras

Ajuntei todas as pedras
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi.
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi.
Uma estrada,
um leito,
uma casa,
um companheiro.
Tudo de pedra.
Entre pedras
Cresceu a minha poesia.
Minha vida...
Quebrando pedras
e plantando flores.
Entre pedras que me esmagavam
Levantei a pedra rude
dos meus versos.

Cora Coralina

5 comentários:

  1. Aeeee..valeu
    Não é fácil quebrar pedras!
    Aprendamos com Cora...hehehehhe
    "Nunca escreverei uma palavra para lamentar a vida. O presente é incomparavelmente melhor do que o passado, assim como também o é o futuro em relação ao presente..." Scolari, G.

    ResponderExcluir
  2. e as pedras continuam pra sempre, muito melhor do que o vento que muda não é verdade???
    beijinhos Bea

    ResponderExcluir
  3. ...Como já dizia o poeta, as pedras no caminho uso-as para construir o meu castelo!

    Acredito tbem, que as pedras que muitas vezes encontramos no caminho, seja uma forma de Deus nos moldar, nos fazer crescer...e manifestar a Sua glória no tempo devido.

    Lindo texto...que o Espirito Santo inspire-a cada dia mais.
    Bjus querida.

    ResponderExcluir
  4. Que texto! Imaginar Deus como "o último romântico" foi genial. Simplesmente amei!

    ResponderExcluir