domingo, 13 de junho de 2010

SERÁ QUE ELE (A) NUNCA VAI CHEGAR?

Constantemente me pego ouvindo essa pergunta, especialmente de moças, jovens ou não, solteiras, bonitas, inteligentes, e em grande parte: cristãs. Mas acredito que os rapazes também façam essa pergunta, especialmente os cristãos. Será que ele nunca vai chegar? Será que eu nunca vou conhecê-la? a espera do tão sonhado Princípe, e da tão desejada Princesa, muitas vezes se torna motivo de angústia e até tristeza para muitos jovens cristãos. As Igrejas fomentam a expectativa da chegada do grande amor, estabelecendo esquemas a meu ver cheios de misticismo, para o tão sonhado encontro da "alma gêmea", da metade da larajna, da azeitona da empada, enfim... acho que já entenderam. Não quero com esse texto gerar frieza, questionar a realidade espiritual ou despedaçar sonhos, mas creio que uma das coisas mais importantes na vida é a "verdade". Muitas vezes a fantasia toma lugar da realidade de uma forma destruidora e os sonhos podem se tornar fardos, por estarem mais cheios de fantasias do que de realidade, por isso acho importante sermos objetivos, ainda que com um tema como esse que envolve tantas questões subjetivas: sentimentos, pensamentos, expectativas, idealizações, crenças. A primeira verdade que precisamos prestar atenção é: Não! realmente NÃO existem Príncipes e Princesas Encantadas!. Triste isso? Eu penso que não, acredito que ter isso em mente seja libertador, muitos jovens abrem mão de ótimos relacionamentos que poderiam ter um futuro promissor, por acharem que existe por aí um Príncipe Encantado, uma menina que tenha uma beleza que nunca acabe, um rapaz que goste menos de futebol, "alguém que me complete por inteiro, alguém que me entenda sempre, que esteja disposto a me ouvir a todo momento", não... não existem pessoas 100% perfeitas, 100% do tempo, existem pessoas humanas, com defeitos e qualidades. Então, antes de desistir, dê ao menos uma chance para quem surge, conheça, converse, quem sabe aquela pessoa que você nunca imaginou pode ser seu futuro namorado (a), noivo (a) e esposo (a). Outra verdade é que não existe a tão falada "tampa da panela" pra cada um, não existe uma pessoa feita "especialmente pra você", novamente não estou dizendo isso para incentivar a coleção de relacionamentos ou relacionamentos relâmpagos, triste isso? também penso que não, acho que pelo contrário, isso gera esperança, saber que Deus coloca sim no nosso caminho oportunidades, pessoas com quem você poderá se identificar, encontrar empatia, se apaixonar, e construir vinculos duradouros. Para concluir, creio ser importante lembrar algo que é fundamental pra que "ele" ou "ela" cheguem em sua vida, um conselho de Sócrates: "Conhece-te a ti mesmo", ou seja descubra quem você é. "Mas o que isso quer dizer?" você pode me perguntar, "afinal eu sei quem sou: Sou o Fulado de Tal da Silva, ou a Deltrana de Tal Pereira." Mas eu falo de um conhecimento mais profundo, de conhecer o que está por trás dos seus medos, das suas inseguranças, o que está por trás de um ciúme exagerado, de um medo da perda fora do comum, do cuidado excessivo ou do cuidado inexistente com o outro, da baixa auto-estima ou da auto-estima elevada excessivamente. Enfim, falo de conhecer quem você é. Uma pessoa que não sabe quem é, vive perdida e sem rumo. Nada melhor para isso, do que começar conhecendo mais intimamente Aquele que te criou, quem pode saber mais da criação do que Aquele que a criou? Quem sabe mais do ser humano, do que Aquele que o formou? Na minha opninião, existem poucas coisas mais importantes na vida do que você saber quem você é. A Verdade realmente pode libertar, não é regra, mas talvez você ainda esteja sozinho por desconhecer a você mesmo, isso acontece. Quando você descobre quem você é, pode se libertar de fardos e mentiras que escravizam sua mente e distorcem sua visão da realidade, a medida que você vai se libertando desses fardos, pode começar a compreender o seu valor, as suas riquezas e também encontrar o ingrediente fundamental num relacionamento: SEGURANÇA. Então, no mais, relaxe, alegre-se nos dias da sua juventude, desfrute da paz, e da alegria de saber que Alguém cuida de você.
Sua Sempre

2 comentários:

  1. "(...) Saber quem você é". Taí algo que deveria ser disciplina de aula, conversa acalorada de bar, tema de novela, filme, documentário, propaganda de TV...
    Ouvimos tantas e tantas vezes que para sermos felizes precisamos disso e daquilo, que, mesmo sendo algo completamente sem sentido, passamos a acreditar cegamente. "Serei feliz quando tiver alguém. Meu relacionamento não deu certo? Então serei feliz quando surgir outro algém. Serei feliz quando arrumar um emprego melhor, quando puder viajar de férias, quando isso, quando aquilo."
    A felicidade não existe fora da gente. Ninguém é capaz de nos completar. E nossas expectativas estragam nossos relacionamentos.
    Vivemos uma cultura do amanhã. Vivemos a prazo.
    Seu conselho é perfeito: Relaxar, alegrar-se no tempo presente, sabendo que tem alguém cuidando de nós. Suas palavras me fizeram lembrar de Filipenses 4.
    Lembrei também de um pensamento de Thoreau: "A felicidade é como uma borboleta. Quanto mais você a persegue, mais ela se esquiva. Mas se você voltar sua atenção para outras coisas ela virá pousar calmamente nos seus ombros."
    Minha ansiedade e insegurança já me custaram coisas preciosas. Como lembra bem o título do seu blog, vivendo e aprendendo. Sou um aluno desleixado dessa escola da vida. Oro para que Deus seja um professor paciente.
    Ontem falei com o pessoal sobre a necessidade de nos esvaziarmos da nossa vontade. O seu texto chancelou muito do que falei e do que ouvi.
    Amei todos os textos. Glórias a Deus pelo teu talento.
    Que centenas de borboletas pousem nos teus ombros.
    Um beijo do teu fã,
    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. existe essas expectativas de encontrar alguem amado(a), e as vezes acabe encontrando alguem errado, que no caso da maioria das mulheres não são todas, mas que escolhem um homem q tenha dinheiro e um carro em vez de buscar um companheiro que possa valoriza-lá, e isso vale também para os homens que buscam uma companheira e tem aqueles q só querem uma mulher pra diversão, e se analisarmos tempos os dois lados da moeda

    ResponderExcluir