domingo, 13 de junho de 2010

PORQUE NÃO DEU CERTO?

Não sei se vocês já pararam para observar, mas até mesmo nos Contos de Fadas e filmes água com açúcar, até chegar ao final feliz, há um número sem fim de obstáculos que se interpõem entre o príncipe e a princesa, o mocinho e a mocinha e o tão esperado "e foram felizes para sempre". Será que esses Contos e filmes tem algo a ver com a realidade? Penso que Sim! Como o sábio Salomão disse "O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi" creio então que tudo que é e foi escrito ou criado, inclusive os Contos de Fadas, tenha partes vivas da realidade humana, (aliás estes, os Contos de fadas, podem dizer muito sobre a "psiquê" e os relacionamentos humanos). Pensando nisso, tento chegar pelo menos a algumas possibilidades de resposta a pergunta colocada no título "PORQUE NÃO DEU CERTO?" Sim estou falando de relacionamentos, sim, relacionamentos afetivos, românticos, de casal. Essa pergunta renderia no mínimo algumas teses, mas como o espaço e o tempo são curtos a princípio vou falar de 3 pontos que penso serem relevantes e que espero, possam contribuir para quem está passando por um fim de relacionamento, ou pra quem está vivendo uma crise no seu relacionamento atual:

  • Antes de mais nada, se seu relacionamento REALMENTE, chegou ao fim, "não deu certo" e você tem convicção de que não há como retomá-lo, vou me arriscar a dizer uma máxima verdadeira, "se não deu certo, é porque não era pra ser". Antes de continuar, digo que eu sou uma defensora dos relacionamentos, do amor, acredito no casamento, e acredito verdadeiramente nos votos matrimoniais, e no "até que a morte nos separe", creio que o amor e o esforço são capazes de tornar isso real. Entretanto, precisamos ser realistas, existem relacionamentos que definitivamente "não eram pra ser". Então, se você se enquadra nesse caso, não se sinta culpado, fracassado ou diminuido, existem relacionamentos que simplesmente não vão funcionar, não vão "dar certo" ao ponto de renderem um "até que a morte nos separe". Acho relevante saber disso, especialmente para alguns cristãos, que muitas vezes erroneamente pensam que começar a namorar é SEMPRE sinônimo de futuro casamento, claro, devemos entender o valor de alguém que está ao nosso lado, devemos viver a vida com compromisso com os sentimentos alheios, mas, nem sempre, dois Universos vão se tornar Um, isso não é nem de longe algo simples de acontecer. Portanto, tente não se desesperar... se não deu certo, é porque não era pra ser... e se não era pra ser, mesmo que agora seja muito doloroso e difícil enxergar isso, você provavelmente vai estar melhor fora desse relacionamento.

  • O Segundo ponto é para aqueles que estão em crise, esses momentos nos relacionamentos podem ser definidores do futuro do casal. Alguns raros casais, parecem não experimentar esses momentos, mas para a maioria dos relacionamentos a crise é algo que cedo ou tarde chega. Um dos dois fica em dúvida sobre o que quer, se quer, como quer, ou os dois ficam em dúvida sobre as mesmas questões. Isso pode acontecer, por infinitos motivos, mas a primeira coisa a se fazer nesses momentos é: Reconhecer a Crise, não negá-la. Muitas pessoas acabam fazendo uma escolha errada de casamento, por negar os sinais e crises que viveram durante o período do namoro, então, por favor, Preste atenção aos sinais! Reconheça a crise, e descubra conversando abertamente com seu parceiro, se essas crises são passageiras, ou avisos de que o relacionamento não deve continuar ou prosseguir, se preciso e é até interessante analisar esses momentos com auxílio de um psicologo ou pessoa de confiança, experiente. As vezes as crises são só fruto de questões subjetivas, que não tem a ver com o relacionamento em si, mas com questões de um ou outro dos parceiros. Mas o importante é descobrir o que ela é, para então poder decidir com consciência o que fazer.

  • O terceiro e último ponto, por enquanto, é para aqueles que chegaram ao fim do relacionamento, desacreditados no amor, e achando que nunca mais poderão ser felizes. A única palavra que me vem a mente é: BOBAGEM. O fim de um relacionamento pode até ser o estopim de uma guinada na sua vida, muitas vezes quando saimos de relacionamentos complicados, aprendemos muito olhando pra trás, e podemos crescer, e nos libertar daquilo que nos impede de evoluir. Que fique claro, não estou defendendo os relacionamentos relâmpagos, nem que se faça coleção de relacionamentos, estou apenas dizendo que nem sempre entramos em relacionamentos que vão nos fazer bem e que vão dar bons frutos. Se estar com o outro não gera saúde, bem estar, paz, alegria, claro em meio as lutas, então, o fim do relacionamento pode ser o início de um tempo novo, cheio de esperança. Se o pensamento pessimista "de que nada dá certo" ou de menosvalia "eu não sirvo pra nada" "eu nunca serei bom o suficiente" "eu nunca serei feliz" ocuparem persistentemente sua mente talvez valha muito a pena, procurar um profissional que pode te ajudar reconstruir sua visão de você mesmo e da realidade. Pra finalizar lembro de um versículo que sempre me consola: "Porque Eu é que sei que pensamentos tenho sobre vós, pensamentos DE PAZ E NÃO DE MAL, para te dar o FIM que você deseja." Muitas vezes o início e o meio não acontecem bem como desejamos, mas Deus mesmo diz que quer nos dar o FIM que desejamos, descanse e confie.

Sua Sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário