sexta-feira, 13 de maio de 2011

INTOLERÂNCIA À INCOERÊNCIAS

Peguei uma doença há alguns anos, "intolerãncia à incoerências". Faz tempo que sofro desse mal. Não posso nem ouvir falar, nem ver de longe, que já começa uma reação alérgica violenta.
Tá... não combina tanto assim comigo, começar um texto nesse tom de revolta irônica, mas tem dias que é inevitável. Não sei você, mas ando cansada de incoerências de cristãos, talvez de pessoas no geral, mas como os cristãos deveriam estar na Luz e buscar a Verdade como estilo de vida é mais difícil tolerar. Entre os que estão longe da perfeição eu estou no início da fila, tenho consciencia disso até demais, mas sinceramente, tem coisas que são básicas para conviver socialmente ainda mais para um cristão e uma dessas coisas básicas é você ter coerência entre o que diz que acredita e aquilo que faz, ou seja, coerência entre o seu mundo expresso de idéias e sua vida prática. Incoerência segundo o dicionário significa estado do que é incoerente. Discrepância, falta de lógica, inconseqüência. Tem exemplos muito corriqueiros: o rapaz que diz que ama a garota, mas suas atitudes demonstram exatamente o contrário: diz que ama, mas trata com indiferença, diz que é fã, mas não se importa se ela vai embora pra sempre. O marido que diz não poder viver sem a mulher, que ela é tudo pra ele, mas não larga todas as outras que tem na rua. O Pastor que diz que ama a Deus e as suas ovelhas, mas vende fé e esperança pra bancar sua ilha particular. Aquele que diz estar na Luz, mas tem uma vida oculta de pecado e vergonha. Enfim... incoerências. Jesus foi o cara que mais questionou incoerências. Ele expulsou os comerciantes do templo, chamou religiosos renomados de raça de víboras, disse a Pedro que Ele não o amava tanto quanto ele dizia, disse a Judas que seus beijos eram cheios de traição, Ele falou para as pessoas quem elas eram de verdade. E esse é o único remédio para incoerências: a Verdade. Muitas pessoas preferem passar uma vida insatisfeita, perder alguém que ama, perder algo importante, do que olhar pra dentro e enxergar quem elas são de verdade, as vezes tão cheias de mentira que até elas não sabem mais o que é mentira e o que não é. A gente tem que admitir o que está dentro de nós se quisermos começar a ser coerentes. Cada um de nós tem as suas incoerências e temos que lutar contra elas, mas algumas estão grandes demais, precisam de cuidado urgente, antes que se tornem a própria pessoa. Que Deus nos ajude a nos livrar das incoerências e a sermos verdadeiros, porque são tempos em que a Luz de muitas candeias tem se apagado. Precisamos ser Luz. Um abraço, Sua Sempre.

5 comentários:

  1. Uau. Gostei. É isso aí. Precisamos de mais gente sentindo o ultraje pela situação da igreja. Se todo mundo deixar do jeito que está, seremos devorados pelos lobos que estão por aí.
    Que sejamos luz.

    ResponderExcluir
  2. Puxa, a Cassia me indicou seu blog e eu realmente gostei do seu jeito de escrever! Parabens! Vou seguir.
    Se quizer conhecer o meu é:
    http://amansim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Poxa, obrigada... a Cássia é que é querida. :) Muito bom seu blog, abraços..

    ResponderExcluir
  4. Olha, gostei do texto!! Muito bem escrito por sinal as colocações sobre as incoerências.. compartilho um blog que tenho lido bastante e talvez voce possa gostar.. http://pensarigor.blogspot.com/
    Grande abraço e q Deus esteja..
    Fernando

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernando! Obrigada! Dei uma olhada por cima no Blog que você indicou, parece ter textos interessantes, depois vou ler com mai calma!! Abraços!! Deus esteja com você também!!!

    ResponderExcluir