quarta-feira, 25 de abril de 2012

DEIXE TUDO PARA TRÁS...

Tem horas que precisamos deixar tudo pra trás e confiar Naquele que tem o Controle do Universo em Suas mãos, vale a pena ouvir a música... Um Abraço. Sua Sempre.

"Quem mediu na concha da sua mão as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças? 

Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." Isaías 40:12 e Isaías 40:28-31

ESCALAR ÁRVORES OU SENTAR NOS RAMOS?

De Max Lucado

"José estava sentado firmemente no seu galho na árvore. Este era grosso, confiável e perfeito para servir de assento. Era tão forte que não tremia com as tempestades, nem se agitava quando os ventos sopravam. Aquele ramo era previsível e sólido e José não tinha intenção de deixá-lo.
Isso até que lhe ordenaram que subisse num outro ramo.
Sentado a salvo em seu ramo, ele olhou para aquele que Deus queria que subisse. Jamais vira outro tão fino! "Esse não é lugar para um homem ir!" disse consigo mesmo. "Não há lugar para sentar. Não há proteção das intempéries. E como seria possível dormir pendurado nesse galhinho vacilante?" Ele recuou um pouco, apoiou-se no tronco e pensou na situação.
O bom senso lhe dizia que não subisse no galho. "Concebido pelo Espírito Santo? Pense bem!"
A autodefesa lhe dizia para não fazer isso. "Quem vai acreditar em .mim? O que nossas famílias vão pensar?"
A conveniência o aconselhava a não fazê-lo. "Bem quando eu esperava estabelecer-me e criar uma família."
O orgulho lhe recomendava o mesmo. "Se ela pensa que vou acreditar numa história dessas..."
Mas Deus lhe dissera para fazer isso, sendo essa a sua preocupação.
A idéia o aborrecia porque estava feliz na situação presente. A vida perto do tronco era boa. O seu ramo era suficientemente grande para permitir que ficasse confortável. Ele estava próximo a inúmeros outros sentadores em galhos fizera algumas contribuições válidas para a comunidade de árvores. Afinal de contas, não visitava regularmente os doentes no Centro Médico do Ramo Norte? Não era ele também o melhor tenor no Coral do Arvoredo? E o que dizer da aula que dava sobre herança religiosa, com o título apropriado de "Nossa Arvore Genealógica"? Deus certamente não ia querer que deixasse tudo isso. Ele tinha... bem, poderia ter dito que tinha raízes no lugar.
Além disso ele conhecia o tipo de sujeito que se atira a uma aventura sozinho. Radical. Extremista. Liberal. Sempre se excedendo. Sempre agitando as folhas. Sujeitos com a cabeça cheia de idéias estranhas, procurando frutas estranhas. Os que são estáveis são aqueles que sabem como ficar perto de casa e deixar as coisas correrem.
Acho que alguns de vocês compreendem José. Sabem como ele se sente, não é? Já estiveram ali. Você sorri porque já foi também chamado para arriscar-se e subir em outro galho. Conhece o desequilíbrio gerado quando tenta manter um pé na sua própria vontade e outro na Dele. Você também enfiou as unhas na casca da árvore para segurar-se melhor. Você conhece muito bem as borboletas que voam na boca de seu estômago quando percebe que há mudanças no ar.
Talvez mudanças estejam justamente no ar agora. Talvez você esteja em meio a uma decisão. É difícil, não é mesmo? Você gosta do seu ramo. Acostumou-se com ele e ele com você. Da mesma forma que José, você aprendeu a sentar. Você ouve então o chamado. "Preciso que suba em outro ramo e

... tome uma posição. Algumas das igrejas locais estão organizando uma campanha anti-pornografia. Elas precisam de voluntários”. 
… mude. Pegue sua família e se mude para o exterior, tenho um trabalho especial para você"
… perdoe. Não importa quem feriu quem primeiro. O que importa é que você construa a ponte." 
... evangelize. Aquela família da mesma rua? Eles não conhecem ninguém na cidade. Vá falar com eles." 
… sacrifique. O orfanato tem uma hipoteca que vai vencer este mês. Eles não podem pagá-la. Lembra-se do abono que recebeu na semana passada?"

Qualquer que seja a natureza do chamado, as conseqüências são as mesmas: guerra civil. Embora seu coração possa dizer sim, seus pés dizem não. As desculpas surgem como folhas douradas quando sopra um vento de outono. "Essa não é a minha área." "É hora de outro tomar a responsabilidade." "Não agora. Faço isso amanhã"
Mas eventualmente você acaba contemplando uma árvore nua e uma escolha difícil: A vontade Dele ou a sua?
José escolheu a Dele. Afinal de contas, era realmente a única opção. José sabia que a única coisa pior do que uma aventura no desconhecido era a idéia de negar seu Mestre. Resoluto então, ele agarrou o ramo menor. Com os lábios apertados e um olhar decidido, colocou uma mão na frente da outra até que ficou balançando no ar com apenas a sua fé em Deus como uma rede protetora.
Conforme o desenrolar dos acontecimentos, os temores de José foram justificados. A vida não se mostrou mais tão confortável quanto antes. O galho que agarrou era de fato bem fino: o Messias deveria nascer de Maria e ser criado em sua casa. Ele tomou banhos frios durante nove meses para que o nenê pudesse nascer de uma virgem. Ele teve de empurrar as ovelhas e limpar o chão sujo para que sua mulher tivesse um lugar para dar à luz. Ele se tornou um fugitivo da lei. Passou dois anos tentando aprender egípcio. Houve ocasiões em que esse ramo deve ter balançado furiosamente ao sabor do vento. Mas José apenas fechou os olhos e continuou firme.
Você pode estar, no entanto, certo de uma coisa. Ele jamais se arrependeu. A recompensa de sua coragem foi doce. Um só olhar para a face celestial daquela criança e ele teria feito tudo de novo num momento.
Você já foi chamado a aventurar-se por Deus? Fique certo de que não vai ser fácil. Subir em galhos nunca foi fácil. Pergunte a José. Ou, melhor ainda, pergunte a Jesus.
Ele sabe melhor do que ninguém quanto custa ser pendurado num madeiro."

sábado, 14 de abril de 2012

E O DIREITO À VIDA STF?


Constituição Federal do Brasil - Art. 5º. "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade..."

Nessa última quinta-feira o Supremo Tribunal Federal decidiu que abortar anencéfalos é permitido e não vai mais ser considerado crime, entendendo que os mesmos não são seres vivos e por isso não podem ser protegidos pelo texto constitucional acima. 


"Aborto é crime contra a vida. Tutela-se a vida em potencial. No caso do anencéfalo, não existe vida possível. O feto anencéfalo é biologicamente vivo, por ser formado por células vivas, e juridicamente morto, não gozando de proteção estatal. [...] O anencéfalo jamais se tornará uma pessoa. Em síntese, não se cuida de vida em potencial, mas de morte segura. Anencefalia é incompatível com a vida”, afirmou o relator da ação, ministro Marco Aurélio 
"A anencefalia ocorre por um defeito no fechamento do tubo neural, estrutura que dá origem ao Sistema Nervoso. Costuma ocorrer entre o 21º e o 26º dia de gestação. Como a calota craniana (parte do crânio da sobrancelha para cima) não se forma, o cérebro fica exposto e vai sendo corroído pelo líquido amniótico. O grau da lesão varia de feto para feto.
A grande maioria dos bebês com anencefalia sobrevive por poucas horas ou dias após o nascimento. No entanto, como a lesão é variável, há casos em que a sobrevida é maior. Como o  tronco cerebral (parte mais próxima da medula espinhal) é pouco afetado, a criança apresenta funções vitais, como batimentos cardíacos e pressão arterial." 
Apesar de grande parte dessas crianças só sobreviver algumas horas ou dias, algumas delas chegam a viver alguns meses. Um dos casos mais famosos no Brasil é o de Vitória de Cristo, a menina cuja a foto está no início do post e circulando para os que argumentam contra a permissão de todos os tipos de aborto, inclusive esse. Ela está com 2 anos hoje.
É uma questão polêmica, complexa e delicada, entretanto, a Constituição é clara, a vida é um Direito fundamental subjetivo, ou seja, pertence ao sujeito e não ao outro, seja esse outro pai ou mãe da criança ou um médico. Os pais são donos do seu corpo sim e da sua própria vida, no entanto não são donos da vida de outra pessoa e essa pessoa, que o Ministro afirmou veementemente não ser pessoa, está viva sim, células vivas como ele disse são sinal de vida, somos todos células vivas e casos como o de Vitória de Cristo batem de frente com essa afirmação. Essas pessoas têm sim direito a vida, seja ela curta ou longa. 

É realmente difícil se colocar no lugar de pessoas que vivem esse drama, realmente não é simples, é uma situação dolorosa, devastadora, de difícil julgamento. Mas a decisão do STF é no mínimo alarmante. Afinal, se um ser indefeso não está protegido pela Constituição como disse o Ministro, porque os Ministros do Tribunal Supremo da Justiça Brasileira, seres com cérebros perfeitos e reputação ilibada (é o que diz a Constituição sobre os Ministros do STF) não entendem que esses seres são pessoas, fica a pergunta, estamos seguros? Se a Carta Magna começa a ser questionada em seus preceitos fundamentais, nos direitos básicos e essenciais de qualquer ser humano, como nos sentiremos seguros? 

"E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." Mateus 24:12



Fontes:
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/04/supremo-decide-por-8-2-que-aborto-de-feto-sem-cerebro-nao-e-crime.html 


domingo, 8 de abril de 2012

ATITUDES PODEM GERAR HONRA

Há alguns anos atrás eu estava fazendo um curso em uma ONG chamada JOCUM, tínhamos que estar acordados e prontos às 7 da manhã para ter um tempo de meditação. Numa dessas manhãs, estava muito frio e eu morrendo de sono me sentei no primeiro lugar "sentável" que encontrei, o único problema que eu não calculei é que ficava embaixo de uma sombra. Fiquei ali tentando "meditar", conversar com Deus, mas o frio embaixo daquela sombra e o sono não estavam ajudando, olhei para os lados e avistei lá na frente um lugar ao sol mas aquela preguiça irracional que a gente tem de andar 10 metros quando estamos com sono pesou antes de eu conseguir me levantar e ir para o sol. Nesse momento inusitado, Deus resolveu falar comigo, Ele me disse: Sabe filha, as vezes tem sido assim na sua vida, você está em um lugar desconfortável, que tira seu ânimo, sua alegria, motivação e apesar de você saber que as coisas podem ser diferentes, você acaba ficando no frio de uma sombra, quando se levantasse um pouco a cabeça e andasse alguns metros, estaria num lugar aquecido  onde se sentiria como gostaria. Esse tempo que vivi nessa ONG, foi muito importante para Deus mudar muitas coisas em minha vida e nesse dia eu aprendi que uma palavra pode abrir as portas da vontade de Deus para as nossas vidas: ATITUDE. Muitas vezes murmuramos e sofremos com as circunstâncias das nossas vidas, pensamos: o que tem de errado comigo? Por que nada dá certo? Por que estou nesse lugar, quando todo mundo a minha volta parece estar com a vida do jeito que queria?
Eu sei que a vida tem das suas crises e passamos por dificuldades, lutas. Acreditem, Eu sei! Sei que as vezes sofremos sem merecer ou pelas escolhas ruins de outras pessoas e não nossas. Eu sei que somos injustiçados em algumas situações. Coisas ruins acontecem! Mas sabe de uma coisa? nós podemos fazer algo em meio a isso tudo, podemos ter ATITUDES que nos levam a lugares de honra, sabe porque? Porque Deus é Soberano e Ele não muda, continua sendo justo, mesmo quando são injustos conosco, continua sendo bom, mesmo quando não são bons conosco, continua sendo fiel, mesmo quando são infiéis conosco. Nós podemos ter a atitude de nos render a Deus e clamar pela sua provisão e buscar Sua restauração. Nós podemos ter a atitude de darmos a nós mesmos o valor que Deus vê em nós, cuidarmos da nossa saúde, do nosso corpo e da nossa mente. Nós podemos pagar o preço da disciplina e perseverança para alcançar nossos objetivos e sonhos. Nós podemos abrir mão da preguiça e do comodismo e levantarmos da sombra para o lugar que Deus já preparou para nós, um lugar aquecido pela Sua bondade e Amor. Tenhamos atitude, é difícil as vezes, nada que é bom é fácil, mas posso te dizer que existe um Deus que honra a quem se esforça, que honra a quem tem a coragem de deixar sua zona de conforto, de abrir mão do que é bom para alcançar aquilo que é perfeito: a vontade de Deus para as nossas vidas. Não faça as mesmas coisas esperando resultados diferentes, mude! Levante, ande, mude de direção! Que Deus nos dê forças para ter atitudes em meio as nossas circunstâncias, pois que Ele é bom e tem coisas boas para seus filhos é certo. 
Sua Sempre



Em todo trabalho há proveito, mas ficar só em palavras leva à pobreza. Provérbios 14:23
Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno. Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e se enchem de bens.Salmos 104:27,2

quarta-feira, 4 de abril de 2012

EU ME RENDO E VOCÊ?

Planos que não dão certo, frustrações, questionamentos, porquês sem respostas. Se isso te soa familiar, bem vindo ao clube! Mas sinto dizer que esse texto não vai te dar nenhuma resposta aos seus porquês, afinal, se eu soubesse essas respostas escreveria um livro com elas e ficaria rica do dia pra noite! E nunca mais viveria momentos que geram porquês! Mas... a vida não é tão simples, ou talvez nós compliquemos tudo com nossa humanidade, já dizia o sábio Salomão "Deus criou o ser humano simples, mas ele complica tudo". Eu não sei porque portas que pareciam perfeitas e abertas se fecham e decisões se mostram erradas ao longo do tempo, Não sei porque sofremos pelas mesmas coisas algumas vezes antes de chegar à "Terra Prometida". Há várias teorias psicológicas que falam sobre isso e até fazem sentido, elas têm sim muita verdade, mas não estou com vontade de analisar a vida pelo olhar da Psicologia hoje. Pra ser sincera não estou com vontade de fazer análises. Chega uma hora que temos que parar um pouco com exercícios mentais, parar de tentar entender, de querer explicar, mesmo que haja explicação, mesmo que seja possível entender. Chega uma hora que a palavra é uma só: Rendição. Mas não é se render à tristeza ou ao desespero, muito menos à falta de esperança, é se render Ao Criador. Por que somos tão teimosos? por que queremos viver a vida com nosso entendimento e força? Talvez sejam esses os verdadeiros porquês de algumas frustrações. Temos em nós essa vontade de desbravar a vida, achamos que já aprendemos tudo até que a vida vem com seu vento de incertezas e desmancha nosso castelo que afinal era de areia. Acho que esse é o exato momento pra nos rendermos, dizermos: Eu me rendo Deus! É o bastante, eu me rendo! 
Esse também é o exato momento para Deus criar no seu coração novas expectativas, porque quando as nossas se frustram e reconhecemos que não conseguimos por nós mesmos renová-las, Deus pode colocar as Suas próprias no nosso coração. E é esse o meu desejo pra todos nós hoje, um vento novo da vida, um vento de novas expectativas, de novos sonhos, um renovo vindo Daquele que é Soberano sobre todas as coisas e por isso mesmo tem o controle de cada detalhe de nossas vidas.

"Porque Eu é que sei que pensamentos tenho sobre você, pensamentos de PAZ e NÃO DE MAL, para vos dar o fim que desejais." Deus em Jeremias 29:11