domingo, 13 de fevereiro de 2011

E DEPOIS DA MORTE?

Não sei você, mas eu tô ficando velha... Vez por outra encontro um cabelo branco nos meus muitos fios de cabelo, e é ainda "pior" quando encontro pessoas que hoje estão maiores que eu, que um dia eu carreguei no colo e troquei a fralda... É... o tempo está passando, e depressa. Philip Yancey, logo no começo do seu livro: "Descobrindo Deus nos lugares mais inesperados" nos lembra de uma coisa importante: Vamos morrer! Cedo ou tarde, velhos ou jovens, como diz o velho clichê, "a morte é a única coisa certa da vida" e ela vai chegar. Então, quando se para pra pensar na morte, aquele velho mistério que assombrava  (porque hoje parece não assombrar tanto) a raça humana dá um grito: E DEPOIS DA MORTE? Passamos tanto tempo pensando na vida que esquecemos de pensar na morte. Salomão em sua sabedoria já advertia: "Melhor é ir à casa onde há luto do que ir a casa onde há banquete; porque naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração." Ec. 7:2. Mas eu concordo com Philip Yancey, nossa geração está fugindo da morte e de pensar nela, nunca o corpo foi tão cultuado como hoje. Aqui na cidade onde eu moro, quase tem mais salões de beleza e academias do que pessoas na cidade. Nada contra a ter hábitos saudáveis, cuidar de si, estar bem consigo, enfim... Sou a favor. O problema está no culto, na idolatria, como Yancey observou, Academias tem se tornado templos: "A academia é um templo moderno completo, com ritos de iniciação e rituais elaborados, seus objetos de adoração à mostra de forma constante e gloriosa." Cirurgias plásticas e outras técnicas médicas ultra modernas também tentam esconder os sinais do tempo e a aproximação da morte. Nas Igrejas também, a moda é pregar aquilo que podemos ganhar enquanto estamos vivos, se fizermos tudo "direitinho" Deus vai nos abençoar, vamos ser felizes, ter isso e aquilo. Muito pouco se prega sobre o céu e o inferno e sobre o fim de todos nós. Mas eu sei como é, eu também gosto de viver, a vida tem tantas belezas e cores. Eu gosto de ser jovem e os prazeres que isso traz. Mas a verdade é que, todos nós estamos dia a dia indo embora dessa terra. E infelizmente estamos esquecendo de pensar nisso. Pensar na morte nos motiva a viver melhor, a aproveitar melhor o tempo que temos, a pensar nas nossas falhas e querer mudar, porque afinal, a vida por aqui acontece uma vez só. Pensar na morte traz temor ao nosso coração, porque certamente você assim como eu, tem uma sensação muito forte, de que nós não fomos feitos pra morrer, que tem que existir algo além. E existe. E se vamos morrer, o que será depois? Espero que possamos todos nos encontrar ao lado Daquele que nos criou pra vivermos aqui e eternamente pra Ele, com fidelidade, benignidade e um coração grato. Deixo um trecho e a recomendação de leitura do Livro do Yancey... Um Abraço, Sua Sempre.

"Certa vez, enquanto pedalava em direção a lugar nenhum numa bicicleta computadorizada, pensei no comentário de Kierkegaard de que o conhecimento sobre a morte é o fato essencial que nos distingue dos outros animais. Olhei à minha volta, para a sala de ginástica, me perguntando se nós, seres humanos modernos, somos assim tão diferentes dos outros animais. A atividade frenética da qual estava participando naquele momento era meramente mais um jeito de negar ou de adiar a morte? Nós, como nação, ficamos mais esguios e saudáveis para não ter de pensar no dia em que nosso corpo musculoso — em vez de estar "malhando" — estará retesado num caixão? Martinho Lutero disse a seus seguidores: "Mesmo no melhor de nossa saúde, devemos manter a morte sempre diante de nossos olhos, para que não fiquemos esperando permanecer eternamente nesta terra, mas tenhamos, por assim dizer, um pé flutuando no ar"."
Philip Yancey (Descobrindo Deus nos lugares mais inesperados)

3 comentários:

  1. Dia 2 de janeiro fez 1 ano que minha esposa morreu,meu aniversário é dia 5 de janeiro,e olha que só tenho 45...acho que tudo mudou em mim! estou buscando Deus e isso me liberta.As vezes ainda choro mas é um choro que me faz crescer como pessoa,ela era uma grande pessoa de um caráter invejável dessas pessoas que vem ao mundo e nos ensinam com seu exemplo mas logo nos deixam, deixando também uma estranha sensação de que parecem ser anjos de Deus a plantar sementes em nós,sementes do bem.Bem.. serei feliz e sei que um dia poderei lhe dar um abraço bem apertado e dizer o quanto sou grato por ela ter passado em minha vida!
    "SAUDADE É A BRINCADEIRA
    QUE A AUSENCIA INVENTOU
    PARA ESCONDER DE NÓS
    AQUELES QUE AMAMOS,
    EM LUGARES INACESSÍVEIS
    POR LUGARES INESQUECÍVEIS
    NOS TORNANDO DO TAMANHO DO UNIVERSO!
    A BRINCADEIRA TERMINA NO ABRAÇO DE
    UM FELIZ REENCONTRO
    PRA DAÍ COMEÇAR TUDO DE NOVO.


    Escrevi isso um dia pensando se não estou ficando demodê! bem...o que vc escreve me ajuda.
    fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Oi querido, estava conversando com uma amiga minha hoje e ela me lembrou de algo, ela disse que por mais "cruel" que seja, como Deus tem o controle de tudo, se Ele nos permite passar por certas coisas, Ele deve ter um propósito pra isso, não deve ser em vão. Acho que ela tá certa. Eu sei como é sofrer uma perda, talvez por isso o que eu escrevo te ajude em alguma coisa, e na verdade fico feliz com isso, saber que as "pedras" da minha vida, de alguma forma estão sendo música pra alguém. Que Deus continue te dando forças e seja seu sustento!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel!
    è verdade,seu jeito de falar me ajuda muito. Quando meu pai nos deixou eu não mudei,e por estar longe dele há um bom tempo apesar de ficar muito triste,não chorei.E assim também com outros entes queridos,até o ponto em que pensei que eu não sabia mais chorar,é sério fiquei com os olhos até ressecados e por mais que ficasse triste não conseguia vir o choro,achei que estava me tornando frio.Mas com ela chegou o dilúvio e eu submergi,e ainda submerso me lembrei de Deus e senti saudades dele,estou com os olhos razos agora porque me lembro da forte fé dela e da sua integridade a Deus e as pessoas que a cercavam..seu sorriso largo de menina feliz,aliás,até hoje não consigo ver os retratos dela.Raquel,quero que todas as pessoas sejam felizes e vivam em paz e isso vale pra vc também. Também quero dizer que a morte não é o fim de tudo e que apesar dos pesares a vida continua e é possível até certa medida de felicidade,no fundo eu sou feliz. De vez em quando é preciso compartilhar os sentimentos com alguém e eu escolhi voce,minha amiga,porque é inteligente e usa sua inteligencia em favor de outros e eu dou muito,muito mesmo,valor a isso.Muito obrigado pelas palavras. Deus te abençoe,Raquel!


    "Ora,o último inimigo que há de ser
    aniquilado é a morte" (1CORÍNTIOS 15:26)

    ResponderExcluir