quarta-feira, 30 de maio de 2012

A NOSSA ROCHA É CRISTO

Creiamos mais na Palavra e no poder de Deus do que em nossas emoções e experiências. A nossa Rocha é Cristo, e não é a Rocha que oscila nas marés, mas o mar. — Samuel Rutherford

Na Universidade, quase todos, nas primeiras cadeiras estudam a evolução histórica da ciência e do pensamento científico. No começo os cientistas usavam muito as suas sensações, sentimentos e percepções  para chegar a conclusões em relação a um determinado assunto. Com o tempo chegaram a conclusão lógica de que os sentidos humanos e as percepções geradas por eles são falhas, pois estão por vezes contaminados com uma visão e interpretação da realidade que muitas vezes são distorcidos pelas experiências pessoais. Sei que a fé e a ciência no geral seguem caminhos opostos, entretanto essa simples conclusão científica que diz não ser possível analisar eficientemente um assunto baseando-se em emoções ou nas experiências pessoais pode nos ajudar a entender a fé como algo muito além de experiências emocionais, mas como uma escolha baseada naquilo que a Bíblia diz.

É um alívio na verdade entender a fé como algo que independe das nossas emoções, primeiro porque podemos nos livrar de muitas culpas que carregamos. Existe uma crença no meio cristão que impõe a nós que por sermos cristãos não podemos sentir emoções que são autênticas como a raiva, o medo e a tristeza. Eu pelo menos cresci ouvindo que era pecado ter raiva, que sentir medo e tristeza demonstravam falta de fé e imaturidade espiritual. Talvez por isso existam tantos crentes sofrendo de doenças psicoemocionais e até físicas por reprimirem algo que é autêntico. Imagina, sermos obrigados a nos submeter à cobrança absurda de não podemos simplesmente sermos humanos. Não estou defendendo comportamentos iracundos, a auto-comiseração ou o alimentar sentimentos de tristeza e angústia, só estou dizendo que essas emoções fazem parte da estrutura emocional de qualquer ser humano e senti-las por si só não te faz mais ou menos cristão. Jesus chorou, ninguém chora porque está feliz, essa não é a emoção por trás de nenhum choro, nem o choro que acontece por causa de uma vitória, até nesses momentos o que faz chorar é lembrar da luta para chegar ali, das dores enfrentadas, choramos por causa da tristeza. Jesus se irou diversas vezes, com diferentes pessoas, geralmente pelo mesmo motivo: a hipocrisia. Enfim, Jesus Cristo o Deus que se fez homem, sentiu todas as emoções humanas e não só sentiu como as expressou, quando esteve triste, chorou, quando teve raiva demonstrou, até derrubou coisas e expulsou pessoas.

Em segundo lugar, é um alívio saber que mesmo quando estamos tristes ou quando nos indignamos e ficamos com raiva, podemos ter certeza que as misericórdias de Deus vão se renovar a cada manhã, que a tristeza pode até se prolongar por uma noite, por um tempo, mas a alegria chegará de novo, chegará pela manhã, que a raiva gerada por uma injustiça pode ser amenizada pela certeza de que Deus é justo e cedo ou tarde nos fará justiça. É um alívio saber que mesmo quando tudo parece estar dando errado, a Palavra de Deus nos faz promessas claras do cuidado de Deus para conosco e isso pode nos dar a certeza de que no fim, tudo ficará bem, mesmo que a gente não esteja sentindo isso, mesmo que tenhamos tido tantas experiências ruins que seja difícil sentir que será diferente, podemos crer! crer no Poder e na Palavra de Deus que diz: Nele não há sombra nem variação de mudança, Ele é o mesmo ontem, hoje e Sempre. Deus nunca deixa de ser fiel e de ser bom. Entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele e ele tudo fará.

É muito bom saber que Deus está acima das nossas emoções e experiências e que apesar de elas muitas vezes nos darem a sensação de desânimo e derrota, a Palavra de Deus nos conforta. Saber que Deus não muda mas permanece o mesmo é o que nos dá autoridade pra confrontar nossos sentimentos e nossas experiências. Pode até parecer  que tudo deu errado, podemos até sentir que isso vai continuar acontecendo, podemos sentir que Deus se esqueceu de nós, mas pela fé na Sua Palavra, somos livres para crer contra a esperança e esperar o melhor, pois a vontade de Deus para nós é sempre boa, perfeita e agradável.

Que possamos sempre nos esconder na Rocha que é mais alta do que nossas emoções, experiências e humanidade. Sua Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário